InfoCovid 007/2020

Caros clientes,

Durante a pandemia de Gripe A (Influenza A subtipo H1N1) em 2009 a 4#ALL Health & Safety, e eu próprio, estivemos envolvidos na elaboração de Planos de Contingência para diversas empresas. Durante essa pandemia, porque o risco existia mas não era tão premente, tivemos tempo de avaliar o risco e os impactos em cada negócio e estabelecer medidas para a sua atenuação.

Nessa altura, impactos assim tão extremos como aquele que agora vivemos pareciam possíveis mas pouco prováveis. Ainda assim, essa aprendizagem ajudou essas empresas a preparar o futuro que vivemos hoje.

Com a atual pandemia de COVID 19 (SARS-CoV-2) relembramos a uma escala única que aquilo que nós técnicos(as), nas avaliações de risco, consideramos pouco provável também acontece.

A prevenção de riscos passou aliás a fazer parte do dia-a-dia de todos, a cada momento ouvimos expressões como avaliação de riscos, medidas de prevenção e equipamentos de proteção individual, etc.. Mas será que estamos preparados para utilizar esta aprendizagem no futuro?

Sabemos que apesar de ainda não termos uma data é certo que as medidas restritivas da circulação de pessoas e encerramento de estabelecimentos comerciais irá terminar. Sabemos também que existe uma grande possibilidade de o fim dessas medidas trazer um conjunto de novas regras de prevenção.

Está na altura de nos prepararmos. Está na altura de olhar com mais atenção para a avaliação de riscos efetuada pelo técnico de segurança no trabalho, está na altura de utilizar essa informação como parte integrante da tomada de decisões da empresas, está na altura de utilizar os conhecimentos da(o) médica(o) do trabalho e das(os) técnicas(os) de segurança no trabalho para melhorar e proteger os trabalhadores e cada negócio.

Nos últimos 48 anos tem sido esta a nossa missão na 4#ALL Health & Safety, e neste momento consideramo-la com uma renovada vontade e queremos estar com cada cliente na criação de soluções que lhes permitam reiniciar cada negócio em condições de segurança e saúde para todos.

Vamos pois iniciar essa tarefa e criar um futuro mais seguro e mais saudável.

A Direção Técnica